O que são alimentos Saudáveis?

Ao longo do tempo, maneira com que os mantimentos foram vistos a classe de mantimentos que passaram a ser mais consumidos pela população mudaram bastante. Por ex, por volta da década de 1950, extensa seção das famílias brasileiras plantava, criava animais fazia as próprias comidas que consumiam, como fabricando doces, queijos, magrelo desta forma por diante.

O excesso do comida com o tempo passou a ser comercializado; com o desenvolvimento da indústria alimentícia, de eletrodomésticos como a geladeira, com o ritmo de trabalho com o pagamento mensal ocorreu a premência de estocar preservar esses víveres, porque as pessoas compravam víveres para o mês inteiro. Transformou-se também a uma maior variedade de víveres facilidade na hora de prepará-los.

O resultado é que, lamentavelmente, vários desses produtos são mais vendidos pelo aspecto e sabor não pelo paisagem nutricional. Não é só em vivenda que isso acontece, porém nos ambientes escolares também. Singularmente em escolas particulares, onde os alunos que não levam lanche de moradia costumam adquirir nas cantinas, que oferecem mas víveres industrializados, ricos em açúcar adiposidade.

Então, mesmo se alimentando regularmente, as pequenos e os adolescentes – igualmente a maior parte da população – carecem de vitaminas de nutrientes fundamentais para o corpo. Isso leva a uma maior incidência de casos de doenças cardiovasculares do sangue, como pressão subida, diabetes, colesterol elevado, hipertensão deste modo por diante.

Desta forma, vários setores da sociedade estão promovendo mudanças para vulgarizar uma alimentação saudável. Uma dessas foi feita pelo Ministério da Saúde, ao lançar o Manual das Cantinas Escolares Saudáveis: promovendo o alimento saudável, com a finalidade de incentivar as escolas particulares a oferecerem lanches menos calóricos com maior preço alimentar aos alunos em suas cantinas.

Porém, de antemão de realizar essas mudanças, é substancial se informar para descobrir o que é uma alimento saudável, porque varias pessoas não se alimentam direito porque não sabem se cemportar. Aliás, há diversos equívocos sobre o que seria uma alimento saudável. pequeno número de pensam em provisões deste modo, logo lhes vem à mente comidas que são piores que as industrializadas, no sentido de possuírem um sabor ruim ou que são ditas “sem sabor”, ou que são bastante difíceis de preparar.

Nada obstante, um alimento saudável deve valer o prazer da saúde. O enforque deve ser sobre mantimentos gerados na área, in natureza que possuam elevado montante nutrimental. Os primordiais são:

  • Cereais, raízes tubérculos: São ricos em sacarídeo multíplice que fornece vigor para realizar as atividades do quotidiano atividades físicas. Por consequência, devem ser consumidos em maior quantidade todo dia.

Exemplos: trigo, arroz, milho, centeio, cevada, aveia, pães, massas, batata, cará inhame, mandioca.

 

  • Frutas, verduras legumes: São mantimentos ricos em fibras, vitaminas minerais. Aguentando a saúde o bom movimento do corpo, devendo ser consumidos em extensa quantidade durante o dia.

Exemplos: maçã, banana, mamão, laranja, cenoura, beterraba, abobrinha, jerimu, pepino, agrião, cebola, acelga, couve, brócolis, aipo etc.

No esquema acima é mostrado a proporção de quantidade em que cada grupo de alimentos deve ser consumido

  • Leguminosas: Ricos em proteínas vegetalidade, ferro fibras. Porém, exigem atenção forem consumidos, devendo ser em menor quantidade que os precedentes.

Exemplos: feijoeiro, lentilha, ervilha, soja, grão de ponta etc.

A alimentação das crianças e dos adultos hoje em dia costuma não ser saudável

  • Víveres de origem bicho: Esses também precisam ser ingeridos em menor quantidade. São mantimentos ricos em cálcio proteínas, essenciais para a manutenção da saúde, fortalecimento, incremento treinamento de pele, unhas, cabelo, dentes ossos.

Exemplos: carnes (frango, peixe carnes vermelhas), leite, queijos iogurte.

Exemplos de cereais

Veja que os mantimentos saudáveis são gostosos, quando menos são considerados de forma pela maior número das pessoas que, além da escolha, é preciso filosofar muito na quantidade quando são ingeridos durante o dia.

Os víveres que são considerados como não sendo saudáveis são os que estão nos seguintes grupos:

  • Açúcares: doces, balas, chocolates, sorvetes, refrigerantes, bolachas recheadas, chicletes etc.;
  • Gorduras: frituras, óleos vegetalidade, margarina, bajulação, fast food, maionese, requeijão etc.;
  • Com excesso de sal: víveres industrializados, como salgadinhos, molhos temperos prontos, sopas industrializadas etc.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *